- Área: 480 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Lizeth Aviles
-
Fabricantes: Aluskin, Cemex, Enphase, Grupo Basica, Ladrillera Mecanizada, Suniva, Ternium Multytecho
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência unifamiliar está localizada no topo de uma colina em uma área residencial de Tijuana, Baja California, México. No terreno, com uma área de 989 metros quadrados, havia uma casa que sofreu sérios danos estruturais, por isso foi impossível resgatá-la; no entanto, alguns dos materiais de construção puderam ser reciclados e reutilizados. O projeto arquitetônico está baseado em duas necessidades essenciais: primeiro, uma distribuição que seja capaz de se integrar em um jardim voltado para o sul e um pátio central, e, em segundo lugar, um pavimento totalmente funcional para acomodar as necessidades dos usuários à medida que envelhecem.
A topografia também teve um papel importante na distribuição do projeto, uma vez que a inclinação descendente fez com que a área pública e o dormitório principal estivessem localizados no nível da rua para facilitar o acesso, e as áreas privadas abaixo do nível da superfície conectadas ao jardim principal; dessa forma, criou-se uma fachada principal mais sutil, porém, interessante.
Os materiais exteriores foram escolhidos para que a residência seja duradoura, gerando baixa manutenção e maior eficiência energética. Os materiais que predominam são o concreto aparente e as paredes duplas de tijolos naturais com isolamento. As janelas de vidros duplos com ponte térmica e telhado de metal isolado também contribuem para o conforto térmico da casa. Levando em conta a conscientização ambiental, os sistemas de tratamento de água cinza foram incluídos para manter áreas verdes, além disso, painéis solares foram instalados para atender às necessidades básicas de energia da família.
O programa arquitetônico é dividido em dois níveis, no nível da rua, as áreas públicas estão localizadas na frente e o dormitório principal na parte posterior; e no nível inferior estão as áreas privadas. A entrada principal torna-se um espaço de transição que através de um pequeno jardim com uma fonte leva ao hall interior, dando acesso a uma área aberta que inclui sala de estar, sala de jantar e cozinha, tudo isso em comunicação e harmonia direta com o pátio central.
Uma parede de vidro deslizante proporciona uma conexão direta entre as áreas internas e o pátio central, a área de churrasco e a lareira externa, o que resulta em um espaço interior / exterior único, com acesso independente aos banheiros dos visitantes. Como um espaço de transição entre áreas públicas e privadas, existe uma sala familiar que permite a entrada de luz natural dando calor e funcionalidade a este espaço, que tem acesso independente ao pátio central. No dormitório principal é possível obter vistas do jardim sul através de um terraço privado que inclui um banheiro com um grande armário.
As escadas espaçosas e confortáveis dão acesso ao nível inferior, que consiste em dois dormitórios, um escritório ou habitação opcional, uma pequena adega e depósito. Cada uma dessas habitações possuem acesso independente ao jardim sul e, por sua vez, ao pátio central através de escadas exteriores.